Você já ouviu falar na tal da métrica de vaidade do Marketing Digital? Pois bem, é este termo que alguns profissionais de Marketing utilizam para descrever aquela situação da compra de seguidores.
Quando falamos em vaidade, fala-se de algo inerente a aparência, onde o conteúdo e a realidade muitas vezes é desconsiderado.
Tá, mais o que isso tem haver com a compra de seguidores?
Bem, as redes sociais servem como uma poderosa ferramenta de marketing principalmente para atrair, envolver, e converter público em clientes. Quando falamos em seguidores, o número deles é apenas uma consequência de uma estratégia bem estabelecida de Inbound Marketing e Inbound Sales em seus diferentes níveis de relação público-empresa. Ou seja, o número de seguidores é a consequência de um conjunto de estratégias no Marketing Digital, e não o principal foco. Saca?
Imagino que o principal foco da sua empresa é vender, certo? Pois bem, os seguidores comprados jamais vão comprar de você, sabe porque? Em 90% das vezes esses seguidores comprados são fakes, nada reais, frutos de alguma fazenda de perfis falsos.
Outra consequência catastrófica é que quando você compra seguidores o engajamento é drasticamente afetado, isso significa que uma loja de roupas com 2K de seguidores reais e construídos através de estratégias de marketing terá mais engajamento do que qualquer loja com 200K de seguidores comprados. E sabe o que mais engajamento significa? Mais interação humana, mais relação, mais indicações, mais compras e consequentemente mais faturamento.
Com uma conta cheia de seguidores fakes você jamais poderá utilizar as ferramentas poderosas de marketing contidas nas redes sociais. Não poderá construir públicos quentes, perderá total relevância para o algoritmo ficando tipo “escondido” de outros usuários e, perderá relevância nos mecanismos de pesquisa, correrá riscos de ter sua conta banida entre outras diversas consequências extremamente negativas
Comprar seguidores é uma prática prejudicial e considerada métrica de vaidade porque ela vai te fazer “belo” no primeiro olhar, entretanto na realidade ela só vai prejudicar o andamento digital do seu negócio por delimitar todo o potencial que as redes sociais podem agregar ao seu negócio.
Então, qual é o nosso conselho para tudo isso?
Não compre seguidores fakes ou desinteressados em seu produto, mas conquiste seguidores reais!
Seguidores reais são pessoas que se identificam com a sua empresa, são pessoas interessadas em você, no seu produto, e que já estão em certo nível no caminho da relação de compra.
Além de tudo, são essas pessoas que recomendam sua empresa a amigos, que defendem sua marca e que estão mais propícias a entrarem para sua lista de possíveis clientes.
Outro ponto bastante relevante é que o algoritmo das redes sociais começa à sugerir sua empresa para seguidores que possam estar interessado em seu tipo de perfil, produto, serviço. E como se não bastasse, você pode utilizar todas essas informações e leads para criar campanhas pagas poderosas que certamente te farão ver o Marketing Digital com outros olhos.