No início da internet o único dispositivo que as pessoas possuíam para acessar a rede mundial de computadores era o desktop. Ali na década de 90, os tamanhos não eram tão variados e portanto não era necessário uma atenção maior à resoluções de tela e etc.
Hoje o negócio é bem diferente: além dos computadores tradicionais também possuímos outra série de dispositivos que se conectam à internet, como laptops, tablets, netbooks, celulares, desktops com tela pequena, iMacs com telas gigantescas, segundo monitor e por ai vai. São telas que vão desde 5 polegadas até 40 ou mais. Já pensou?
E o que isso significa?
Resumidamente, isso significa que os tamanhos de exibição de uma página na web (site, loja online, landingpage, blog) sempre vai seguir o padrão da tela que a está exibindo. E como os sites são feitos inicialmente para telas em formato de paisagem (computadores), o que acontece se eu acessar através de uma tela em formato retrato como um celular?
Bem, o texto vai ficar pequeno, na maioria das vezes quase ilegível, a experiência de acesso será horrível, e outros elementos como design, propagandas e o próprio conteúdo em si não será absorvido pelo seu lead como deveria.
Estamos aqui falando apenas do celular, mas ainda existem os demais dispositivos cuja uma pessoa pode realizar o acesso no seu site empresarial ou loja online.
E é justamente isso que o Responsive Web Design veio para resolver. Este termo nada mais é do que a solução técnica que faz com que seu site possua uma versão escondida para cada tipo de tela. Através da tecnologia de CSS e HTML é possível criar um comando técnico que reconhecerá o tamanho da tela do dispositivo e assim adaptar o seu site de forma totalmente automática e fluida. É isso que garante um acesso de qualidade e aumenta em até 10x mais a capacidade de conversão de um lead.
Então, as principais características de um web design responsivo são:
- Adaptar automaticamente o layout da página de acordo o tamanho da tela de quem está acessando.
- Redimensionar automaticamente imagens, títulos, textos, scripts e fontes em geral afim de deixar o a página web estética e não sobrecarregar o carregamento das informações acarretando assim em lentidão.
- Simplificar elementos diversos para dispositivos móveis garantindo uma melhor absorção do conteúdo.
- Adaptar tamanho de botões e elementos importantes à navegação já que o mouse é substituído pelo dedo em tela.
- Utilizar de maneira inteligente recursos disponíveis com mais frequência apenas em dispositivos portáteis como geolocalização, mudança na orientação de tela para vertical e horizontal, entre outros.
O responsive web design é um comando técnico que veio para substituir a variação percursora de adaptação de telas, chamada de adaptive web design. Esta, por ser uma variação mais simplificada, possibilitava versões apenas para 03 ou 04 resoluções específicas, o que hoje é totalmente ultrapassado porque só em celulares existem dezenas de resoluções diferentes.